terça-feira, 25 de outubro de 2011

Instrumento De Mudança.

Não é porque você não é músico que não fala de música, nem é porque não é jornalista que não pode falar sobre as notícias do dia-a-dia certo?
Então por quê pra falar de política, corrupção, postura e caráter você tem que ser ou parecer um revolucionário?

Acho que nós todos podemos fazer a diferença, fazer melhor do que fazemos.
Há anos atrás, décadas talvez, as mulheres desse país não tinham espaço nenhum na sociedade, o trabalho e o aprendizado, o estudo era somente feito para o homem. A mulher tinha que fazer uma bela janta e lavar bem as roupas e já fazia sua parte na família.
Maria Quitéria, Anita Garibaldi, Cora Coralina, Leila Diniz, Clarice Lispector são exemplos de mulheres que mesmo com todos os tabus e a ignorância da sociedade brasileira (mundial na verdade, mas falamos de Brasil), fizeram história e botaram seus nomes nos autos.
Assim como as mulheres, os negros, homossexuais, e deficientes, isso é, as pessoas que são considerados escória da sociedade pela nossa sociedade de consumo e indústria cultural, todos fizeram história.
E diz, por que a gente não faz?
Somos a geração que tem tudo. Temos diversos meios de comunicação disponíveis para podermos nos contatar, nos conectar, mostrarmos o poder da nossa geração, do nosso peso. Mas parece que Tyler estava certo ao dizer que 'somos a geração sem peso na história', e isso se referia a uma geração já passada e aparentemente está ficando pior.
Eu não tenho nada, não tenho armas, não tenho bombas, não tenho o intelecto perfeito. O que tenho são minhas idéias como bombas, minhas palavras como munição e minha boca como arma.
Do pouco que sei, o que posso fazer no mínimo é passar adiante tudo que me acrescentou na vida.
Eu fiz um amigo, ele está num lugar agora que eu estive há alguns anos atrás. Ele tá se interessando por política, filosofia, sociedade e alguns assuntos relacionados. Nós conversamos em públicos e quase que sempre, os que  presenciam nossas ideias malucas sobre mudança, melhora e salvação desse país, olham com olhos de desprezo, de descrédito, aquele olhar de 'que viagem!'.
Eu, que há tempos me considero niilista, hoje estou mais esperançoso.
Eu vejo gente pensando, eu ainda vejo gente se encantando e acreditando nas ideias de um lugar decente para se viver.
Isso não me faz voltar a crer que esse país tem salvação, não. Mas ao menos, me faz pensar, que ainda que somente em cantos espalhados, sempre vai ter um rapaz insatisfeito com a condição atual, querendo um mundo melhor. E isso, mesmo que não seja nada além de um pensamento divagatório, é bom, porque não é por mim, nem por você, é por todos e ao mesmo tempo por ninguém.
Eu sempre vivi aquela sensação de querer mais, e não só pra mim. Seria fácil ser acomodado, afinal eu tenho um teto, comida e uma cama pra se deitar, fora uma família incrível. Eu sempre pensei que é minha responsabilidade fazer pelo país, porque muito ao contrário do que se pensa, eu sou patriota.
Eu amo meu país, meu Estado, minha cidade, meu bairro e muito minha rua. E por isso penso sempre, que não posso deixar e aceitar que destruam o lugar que eu moro. Eu cresci na rua meu amigo, eu caí muito no asfalto, e é assim que quero meus filhos. Então, não sei pra você, mas pra mim, minha rua é meu quintal, minha cidade é meu parque de diversões, meu país é meu terreno e é na rua que eu quero ver um filho crescer.
É fácil uma hora arranjar um bom emprego, fazer um estudo só pra cumprir meta, arrumar uma namorada e aí sossegar, aquietar o faixo como dizem, e se tornar mais um cidadão padrão, preocupado com o jogo de domingo e com os impostos do seu holerite. Eu não quero ser mártir, mas trabalhando ou não eu sempre pensei naqueles que nem tem salário pra receber, não tem contas pra poder pagar, eu sempre quis algo mais e ainda quero. Não vai ser um salário bom que vai me fazer calar a boca, com certeza não. Eu nunca tive dinheiro, não tenho e se um dia tiver, eu me considero na obrigação de aí então fazer muito mais por alguém. Não to falando só de mudar o mundo, mudar o governo, revolução e só, falo de coisas pequenas, como ajudar crianças carentes, moradores de ruas que passam frio, qualquer coisa que você possa fazer por alguém, já é alguma coisa, é melhor que ver e se lamentar e só.
Eu sempre penso num filme, que não tem nada de político, que é o 'Obrigado Por Fumar', onde o protagonista é demitido injustamente e numa viagem ele fala para seu filho sobre responsabilidades e integridade, que você tem de tomar partido nas coisas da sua vida, e então depois de uma bela atuação o ex-chefe re-contrata publicamente o protagonista, que está ao lado de seu filho. E nessa hora tem uma pausa, onde o rapaz fala que poderia ter toda sua vida luxuosa de volta e etc., mas que ele falou pro seu filho sobre ter integridade e isso vale mais do que qualquer coisa.
Então eu penso sempre nisso, eu não tenho filho e nem tenho vontade de ter, mas supondo que esse dia chegue, eu quero saber o que eu vou falar pro meu filho sobre isso? Vou falar que eu fui um cidadão comum, que pagou as contas, teve casa, carro, filho e um cachorro e isso, e só isso, é a missão cumprida? Eu quero poder falar que eu não fui apenas um subproduto da sociedade e uma pessoa que mais uma vez seguiu os dogmas da sociedade fazendo tudo igual, eu fiz algo, eu fui importante pra alguém, eu conheci e fiz conhecer, eu aprendi e ensinei e acima de tudo, eu me mantive com a integridade intacta naquilo que é tocante ao caráter.
Então eu concluo falando que, podemos passar essa vida sem fazer muito, mas se nem ao menos falarmos nossos pensamentos, aprendermos o que cada um vem a nos ensinar, e ensinarmos o que soubemos dessa vida, teremos feito muito pouco. Comunicar, conectar, aprender e ensinar. Pra mim, isso é essencial para nossa sobrevivência, para nossa evolução.
Então eu não preciso de armas para fazer a revolução, até porque a revolução deve ser individual.
Cada um tem a sua revolução.
É nossa obrigação ser mais que massa de modelar.
Somos instrumentos de mudança.
Seja a mudança que você quer ver nos outros.
Se é ferramenta, seja útil.

"Temos esperança, não temos canhões, armados apenas de fuzis refrões."  - Blind Pigs

"Dessa passagem, aprendizagem é a única bagagem levada." - Forfun

# Rascunhos soltos em papéis para ninguém.