terça-feira, 27 de novembro de 2012

O que eu vou ter pra dizer?

Eu me refiro somente a nossa forma de nos comunicar... Devemos ter passado por ápice na comunicação, em algum momento desse novo século. Estranho, porque, se passaram somente 12 anos, mas mais estranho é realizar o fato de que pra onde quer estávamos indo, nós desvíamos o caminho e caímos na estrada do esquecimento, no sentido de que, ainda que nós tenhamos feitos admiráveis em nossa forma de agir, aposto que perdemos muito mais.
Posso estar parecendo cético ou niilista, mas não é mau humor, é que hoje todo mundo se ama e não são mais só as crianças de 14 anos. Hoje, qualquer um pode ter razão se for bonito, porque aí tem acesso, e aí, tem razão.
O que eu quero dizer é que é tão fácil falar qualquer coisa e expressar qualquer sentimento que, justamente por isso, somos cada vez menos sinceros. Parece não fazer sentido no primeiro momento, mas é óbvio, pessoas começaram a ter um valor distorcido sobre o quanto vale uma palavra. Dizem que não vale de nada, e muitas vezes não mesmo. Por isso ficou banal, ficou fácil dizer qualquer coisa, sme que se pese consciência, sem que tenha significado.
Todo mundo diz que tem o que dizer, mas não liga pro que fala, escolhe palavras o tempo todo, pensa no que dizer e não diz nada que realmente expresse algum sentimento.
Falando nisso, quanto 'diz' num parágrafo né?
Eu imagino que, supondo que não cheguemos a um colapso, vai chegar qualquer hora insustentável em que não falaremos mais do que sentimos, usaremos fotos de paisagens ou casais se abraçando com frases que deveriam sair de nossas cabeças, ou nosso coração; ou tentaremos explicar qualquer situação sentimental parafraseando em algum filósofo ou escritor da moda ou, no caso de algumas pessoas, dando quote em algumas escritoras teens bizarras que se perdem na obviedade e repetição dos mesmos versos que se tinha aos 12 anos.
Claro que nossos sentimentos, às vezes são representados com melhor clareza por quem tem mais habilidade com palavras. Mas, como será que nos tornaremos, um dia, mais habilidosos com palavras se cada vez mais buscamos a explicação de um outro sobre o que nós sentimos? Se cada vez mais parafraseamos nossos sentimentos?
Acho que dificilmente conseguiremos evoluir, ainda mais se não tentarmos. Nossa evolução na nossa forma de nos expressar só vai acontecer quando nos esforçarmos para isso, quando procurarmos fazer melhor, quando buscamos dizer melhor sobre nós mesmos, dizer melhor do que já foi dito.
Quando nos ouvirmos mais, invés de só esperarmos a nossa vez de falar.
Mas, pra que isso aconteça, primeiro temos de realizar de que palavras valem alguma coisa e sentimentos importam!
Talvez, isso não aconteça mais... 
Talvez a futilidade vire a regra dos relacionamentos interpessoais e a insensibilidade seja o que se deve sentir, hoje em dia.
Mas eu não quero não, não quero viver nesse mundo onde eu vou ter que deixar na boca dos outros a explicação do que sai do meu coração.

Bem menos terapia, muito mais sensação...
Bem-vindo ao fim do mundo!

olha eu dando um quote: "Se palavras tem valor, por que não posso entrar?"

perdoem a repetição de palavras, escrevi no pique aqui, correndozinho.
fiz um outro texto sobre o meu descrédito do que há por vir, mas comecei pensar nesse e pus primeiro.